Chroma Squad- Uma experiência interessante

maxresdefault

Sentai, um conceito que eu adoro flertar. Da mesma forma que milhões de crianças crescem sobre a sombra de HQ’s infinitas de heróis como Batman ou Homem-Aranha, lá no nosso querido Japão essas mesmas são expostas a um esquadrão de heróis coloridos com um robô gigante que luta na base do “monstro da semana”  contra o império do mal que é o vilão daquela série em especial. Espalhafatoso e bem construido, isso acaba criando uma estrutrura que atrai dos mais novos (público alvo) aos mais velhos que simplesmente gostam da vibe que essas séries passam. O conceito foi importado para essas bandas a cerca de 22 anos quando a Saban comprou os direitos de transmissão de um sentai e o adaptou, só aproveitando as cenas de luta e colocando por trás uma história “adolescente americano”. O principal e maior contato que o jovem ocidental tem com os sentais, Power Rangers, nascia ali. Desde então, a série nunca parou. Sempre reusando o conceito do sentai anual do Japão, eles o ocidentalizavam e faziam uma nova temporada. Por mais que para mim e você essas novas temporadas não signifiquem nada, elas ainda são populares entre as crianças, o que permite que ainda exista uma chama de nostalgia futura para os pequenos mancebos, igual a que nós temos hoje em dia com as temporadas antigas (“O ranger verde era fodão pqp”).

 

Citado o conceito de sentai e a nostalgia iminente da juventude Power Rangers, finalmente posso falar de Chroma Squad, o jogo da brasileira Behold Studios que homenageia os sentais em um jogo cheio de bom humor e boas idéias.

 

Quando falamos de jogos de Sentai, esperamos um beat’n’up ou plataforma, já que a premissa dos shows são geralmente algo que se encaixa nessas formulas. Eis que Chroma Squad escapa disso. Como? Usando uma fórmula simples, mas eficaz: Você trabalha no background das produções de um show do estilo, desenvolvendo finanças, esquemas de marketing, produzindo novos itens cenográficos e conquistando fãs sempre.

 

O jogo acaba virando muitas vezes um simulador de estudio de tv meio simples, mas eficaz nas opções. A sua audiencia é o ponto mais importante, e é ela que no fim da gravação de cada episódio converte seus números em saldo (se você foi bem, positivo) e em fãs. Com o saldo vocÊ pode comprar novas coisas e contratar as agencias de marketing, que aumentam a conversão de audiencia em fãs e com os fãs você pode pedir novas coisas dentro do marketing, que é engajado com os fãs graças ao século XXI. É genial e simples.

 

Cabe aqui destaque para os e-mails, recebidos após a gravação dos episódios. São coisas que vão desde seu amigo de infância até avisos misteriosos que “vocês estão em perigo” escritos com um humor ótimo. Dei muita risada com eles.

 

A estrutura de combate do sentai do jogo é talvez, o ponto mais fraco dele. Cada ranger tem uma habilidade própria, mas nada parece soar único. Você não sente uma real estratégia, parece muito superficial. Os plots dos episódios e a escrita junto da trilha sonora acabam não fazendo você perceber isso mas perto do fim, depois de horas de jogo, não há nada que não faça você perceber a repetitividade das partes táticas.

Já o combate com o Mecha é divertido e bem feito, com as compras de skills fazendo ele ficar cada vez mais interessante e gratificante de ser controlado. Das minhas coisas favoritas desse jogo.

 

No fim, tirando alguns polimentos necessários(sofri com alguns bugs durante a jogatina, inclusive um que me fez reiniciar o ultimo episódio), Chroma Squad é um jogo que vale a pena ser jogado sim. Recomendo.

Anúncios

2 comentários sobre “Chroma Squad- Uma experiência interessante

  1. Caramba! Nunca tinha ouvido falar, mas agora quero muito jogar, parece tão bizarramente legal! Admito que não tenho muito apresso por super sentais, mas independente disso esse jogo parece ser bem divertido.

    Obrigado por compartilhar.

  2. Pingback: Relic Hunters Zero | Missão Ficção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s