O conto de fadas conhecido como Over the Garden Wall

Over 5

“Where long-forgotten stories are revealed to those who travel through the wood.”

Over The Garden Wall é a primeira mini-série animada do Cartoon Network e contém só 10 episódios de 10~12 minutos cada. Uma história bem fechadinha e que possivelmente não terá uma segunda temporada, assim espero. Para aqueles que dizem que a Cartoon Network não tem lançado nada de bom em anos, OTGW veio para acabar com essa baboseira, mesmo ela não sendo verdade. Isso é o que chamamos de nostalgia. Claro que naquela época existiam desenhos geniais como O Laborátorio de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca o Frango e por aí vai. Sempre sou pego de surpresa ouvindo os outros falarem que Hora de Aventura, Apenas um Show e essa nova leva de desenhos são idiotas. Mas todos esses novos desenhos mesmo pegando mais o lado da comédia, têm histórias e fundamentos bem inteligentes por trás de tudo.

Já a história de Over the Garden Wall segue os irmãos Wirt e Gregory, que estão perdidos em uma misteriosa e sombria floresta, conhecida como “O Desconheciido” e têm de encontrar seu caminho de volta para casa. No decorrer do caminho eles são ajudados por um pássaro azul, chamado Beatrice e são perseguidos por uma entidade misteriosa que é apenas conhecida como “A Besta”.

Over 2

A série utiliza do mistério e do suspense para se construir ao longo dos episódios. Pegando influências fortes não só no folclore europeu como também em boa parte da cultura europeia mais antiga e em algumas partes das histórias dos Irmãos Grimm, principalmente em assuntos relacionados a pessoas perdidas em um mundo fantasioso e com segredos obscuros. E também se assemelha bastante aos clássicos contos de fada onde tudo é maravilhoso, fantástico, mas que também contém um lado mais sombrio.  Além do suspense por trás da trama, os personagens conseguem deixar tudo em um tom mais cômico e humorado, não deixando sempre aquele clima muito tenso em cima da obra. Tendo um humor bem puxado de grupos de comédias como o Monty Python, a maneira como alguns personagens falam chega a ser bem fantasiosa e surreal, nos fazendo questionar o quão realista aquilo tudo é. Mas com o decorrer dos episódios e o modo como o ambiente nos é apresentado, faz com que a gente perceba que aquele diálogo bem fantasioso e esquisito está em casa.  Tudo isso saiu da mente -brilhante[?]- de Patrick McHale, uma das pessoas que trabalharam por trás de alguns episódios de As Trapalhadas de Flapjack e de alguns outros de Hora de Aventura, se provando uma ótima pessoa nesse ramo, mas aqui meu amigo, é outro nível.

over 3

 Ao decorrer da história nós somos apresentados a vários personagens, desde abóboras falantes até um um lenhador solitário, mas a história foca em Wirt e Gregory, os dois irmãos, e seu relacionamento. Wirt é um adolescente cínico e cauteloso quanto às suas ações, já Gregory é uma criança otimista, curiosa e que não se sente presa a obrigações. E é muito legal ver o quanto um completa o outro durante a série, e como às vezes a personalidade de um consegue ofuscar totalmente a do outro o fazendo amadurecer e perceber coisas que antes não conseguia enxergar. E não só a interação entre os dois irmãos é bem interessante como também com todos os outros personagens, por exemplo a Beatrice, o pássaro azul que é bem impaciente, porém complementa bastante a personalidade do Wirt de não confiar muito nos outros, fazendo o mudar muito nesse ponto, e ela também se prova uma personagem muito importante para a história. Temos também o Lenhador que aparece uma vez ou outra alarmando às crianças sobre os perigos do Desconhecido e da Besta, provando não ser um personagem que pensa em si mesmo. O desenho consegue ter umas linhas bem construídas de diálogos que conseguem ir ligando sempre um ponto da história ao outro e ao decorrer de Over the Garden Wall nós percebemos o amadurecimento e crescimento dos personagens enquanto eles lidam com pessoas e seres desconhecidos, o medo, a perda, o sacrifício, a tristeza e seus sentimentos mais íntimos.

A arte é um show à parte, tendo uma alternância de cores no decorrer do desenho, o uso de cores frias para dar um clima mais triste, solitário e sombrio em certos momentos e uso de cores quentes para destacar momentos alegres e de superação dos personagens. De tão lindo que é o visual, até parece que um livro de histórias ganhou vida. E o design dos personagens, apesar de simples, parecem se encaixar perfeitamente nesse mundo fantástico. Em sua parte visual a série teve bastante influências europeias, como as roupas de alguns personagens e até cenários. Em momentos parecem pinturas a óleo e com uma textura que lembra bastante uma tela.

Over 1

E como toda boa obra, essa tem algo de certa forma mágico para acompanhar. Isso mesmo, amigos, estou falando de música! A história e a música conseguem ter uma ótima combinação que dá uma experiência especial. O estilo que mais toma conta por aqui com toda certeza é o Folk, mas também se faz presente uma boa Ópera, um Ragtime de leve, um Jazz para descontrair e alguns outros estilos que dão um encanto maior no desenho. E a música aqui tem um papel muito importante, tanto é que o primeiro episódio começa com uma música que em sua letra literalmente te entrega tudo o que você vai sentir enquanto assiste todos os episódios. Praticamente tudo na série ganha uma canção, como por exemplo uma moça lamentando que seu namorado a deixou, uma performance sobre batatas e melaços. E todas as músicas possuem uma raiz forte na cena do século XX.

Se você está à procura de um pouco de fantasia, mistério e música, eu recomendo Over the Garden Wall. Além de ser incrível, são só 10 episódios, dá para ver  numa sentada em frente ao computador. E como todo bom conto de fadas, ele sabe onde deve terminar para não deixar a magia acabar. A história está fechada ali e isso dá até um certo conforto, mas também te causa um sentimento de querer explorar mais aquele mundo e o que aconteceu com ele. E sobre o final, existem várias teorias sobre ele, algumas até sombrias demais, mas o que eu digo é para parar de pensar e só sentir.over 4


QbJ6Szl

Marcos gosta de viver e procurar novas aventuras e sente que em Over the Garden Wall ele encontrou não só uma aventura, mas sim uma ótima experiência.

Anúncios

7 comentários sobre “O conto de fadas conhecido como Over the Garden Wall

  1. Belo texto, já tinha ouvido falar dessa mini-série, mas nunca tive muita vontade (nem maneiras) de assistir, confesso. Até agora. Porque se tem envolvimento do McHale então só pode ser coisa boa.
    E uma curiosidade é que o dublador de um dos personagens principais é o Elijah Wood, reconheci logo de cara quando vi um trailer. 😛
    Aliás, passa no Cartoon Network do Brasil? Não lembro de ter visto nenhuma propaganda sobre.

    • Opa, muito obrigado! E realmente, se tem a mão do McHale no meio, não tem como sair algo ruim.
      Pelo que vi, até agora não passou na Cartoon Network do Brasil. Por enquanto ´só nos EUA. Foram transmitidos 2 episódios por dia durante uma semana. Foi mais para comemorar o Halloween, e por ser bem recente, deve demorar a sair por aqui.

  2. Encontrei essa minissérie enquanto vagava pela interwebs. já fui conquistado nos primeiros minutos do episódio piloto, com essa mistura de inocência e sinistro. Bom(ou pena, depende do ponto de vista) que a série só tem 10 episódios.
    Bom texto, Marcos.

  3. Olha, tenho que lhe dizer, adorei o seu texto. Não sou muito de visitar blogs, mas adorei esse aqui, e ainda mais essa review sobre Over The Garden Wall. É uma série que me pegou desprevenida, mas estou completamente apaixonada. Que pena que é tão curtinha, todo o clima de fantasia e as musicas são muito boas. Se houver outra parecida, espero que escreva sobre. Parabéns.

    • Pois é, Bruna. Tudo da série é muito bom e juntos conseguem uma sincronia perfeita, tanto o clima, música, visual e tudo o que me fez apaixonar. O ruim de ser curta é que você fica: “AHHHH, quero saber mais sobre esse mundo. EXPLOREM ELE!”. Mas com toda certeza funciona melhor dessa forma. E obrigado pela visita, Bruna.

  4. Pingback: Adventure Time – 1º e 2º Temporadas (Podcast) | Missão Ficção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s