As fronteiras do espaço em Guardiões da Galáxia

53177de1f3dabtextless

Amigos, a Marvel conseguiu novamente. Fizeram a proeza de fazer mais um ótimo blockbuster. A diferença é que esse é um dos melhores filmes do tipo.

Eu, o defensor dos blockbusters, vim novamente falar sobre outro filme da Marvel, mas esse não é qualquer filme, é O filme. Bem, como muitos, eu fiquei meio confuso sobre a Marvel fazer um filme sobre Guardiões da Galáxia, afinal, eu nunca tinha ouvido falar sobre eles. Aí de um tempo para cá, venho lendo histórias dessa turminha muito louca para conhecer mais sobre o vindouro filme. E fui gostando do que lia e conhecia, e chegou, finalmente, o dia em que eu fui ver o filme. Não irei mentir, eu estava com uma hype enorme em cima disso, e o filme superou qualquer expectativa que tive. Era para ser um ficção científica, só que no meio disso tudo, se misturou algo que gosto muito, o clima de aventura.

ba8izdlqzgnehmymvcqe

Para não guardar isso para o final, digo logo de uma vez: Guardiões da Galáxia, para mim, foi o melhor filme da Marvel até agora. Bem, não vou dizer que foi em qualidade, pois o Capitão América 2 ainda ocupa tal lugar. Foi pela sua beleza, pelos seus elementos, e seu nível de expansionismo. Digo, esse filme expandiu e muito o Universo Marvel. Enquanto os outros filmes da fase 2 ampliavam os universos de seus próprios protagonistas, como por exemplo, na fase 1, Tony Stark era um ser egocêntrico e que parecia não ter medo de nada. Na fase 2 o egocentrismo continuou, mas o medo tomou conta do sujeito, devido as acontecimentos em Vingadores. E devido a tal medo, ele teve que arrumar meios de se fortalecer, pois percebeu que com o que ele tinha, não seria capaz de salvar o que lhe era querido. Já o Guardiões da Galáxia ampliou todo o universo que conhecemos, mostrando que o perigo e o poder não reside só na terra, mas em toda a galáxia. Inimigos formidáveis aguardam os heróis mais poderosos da terra, essa foi a mensagem de tal expansionismo. Agora o “Cosmos” é da casa das ideias.  Só falta incrementar os universos paralelos.

Guardiões da Galáxia é aquele filme que funciona sozinho, não precisando ter nenhum conhecimento prévio de filmes da Marvel. Claro que temos duas cenas pós-créditos de filmes anteriores que são ligadas a esse filme, mas não quer dizer que seja necessário assisti-las. Digo que é um filme que funciona bem sozinho, mas a partir de agora, os outros filmes não funcionarão bem sem ele. E muitos reclamam por falta de uma cena pós-créditos que seria uma ponte para outros filmes, assim visto nos seus antepassados. Não só como fã de blockbusters, mas como fã da Marvel, vim defender a ideia da cena pós-créditos. A maioria das cenas são usadas para chegarmos em Vingadores, e consecutivamente, no fim de uma “Fase” do universo cinematográfico. Então eu lhes pergunto amigos, o que Guardiões da Galáxia teria para ligar com Vingadores 2? Sendo que ainda, tal filme será pé no chão, se baseando apenas na terra e em criações humanas. E fora que tal ponte não pode existir, já que Guardiões da Galáxia irá funcionar sozinho até o seu segundo longa, aí sim ele será complementado no resto do universo dos filmes. Afinal, essa é a ideia por enquanto.

836936394427222599

Pensei que a Marvel tentaria fazer um filme sério e com uma pegada mais adulta, como tem sido visto ultimamente, mas a surpresa está aí.  O mais comum em filmes mais sérios, é ter uma paleta de cores mais frias, assim demonstrando o clima tenso do filme. Já em Guardiões da Galáxia, são explosões de cores diferentes, em sua maioria, são cores quentes, demonstrando que é um filme mais divertido. É um filme bem mais infantil do que eu pensava, mas nada que faça ele perder sua essência. Pior que ele não tem aquelas piadas feitas só para aliviar aqueles momentos mais tensos da história, mas tem piadas inteligentes e para embelezar o filme. Guardiões da Galáxia foi feito para ser totalmente divertido, não só em suas piadas, mas em todos os elementos possíveis. As cenas de ação tem uma boa coreografia, não é aquilo que chamaria de perfeito, mas é algo que beira entre isso e o bom. Fora que o personagem Drax é interpretado por Dave Bautista, um exímio lutador de ro-wrestling, o que facilitou bastante as cenas de ação para ele, pelo menos foi o que me pareceu. A narrativa do filme não é tão diferente dos outros filmes da Marvel, temos atos em foco nos personagens principais e alguns em vilões.  O que me chateou um pouco foi a conclusão da batalha. Aquilo me pareceu um clichê de desenho. Mas isso não perdeu ponto, as cores e fotografia naquele momento foram explosivas.

Os elementos visuais do filme são perfeitos. Cada detalhe ali parece “real”, parece estar perfeitamente encaixado na cena, mesmo os feitos de CG especiais. Achei a fotografia do filme bem colorida, mas se tornou um só com os elementos. Realmente, é um dos melhores efeitos especiais que vi em filme, em tempos, direi até que é o melhor da Marvel até este momento. Os figurinos dos personagens se caracterizam com suas raças e tudo o mais, assim, dando uma ideia de diferença e casta nas sociedades.  Para mim, toda essa parte visual me fez vibrar. Toda aquela cor, efeitos, figurinos e o TITÃ LOUCO! Claro que sou fã assumido de ficção-científica, por isso fiquei assim, mas claro, também sou um apaixonado pelo gênero aventura, e somando os dois, mais uma produção muito boa assim, deu esse lindo catarse neste que está escrevendo este texto.

09-N8CjCl71-1024x435

Os personagens são ótimos, funcionam de forma única, cada um com seu carisma próprio. Como grupo, temos uma explosão de personalidades, algo que é jogado na cara durante os diálogos.  Rocket Raccoon, serve, na maior parte do tempo, como alivio cômico da história. Foi um personagem que foi muito censurado, digo, nos quadrinhos ele é sujo e fala de maneira grossa e mais adulta. Fizeram uma certa mudança para ele funcionar em um filme para a família, é claro. Senhor das Estrelas é o ponto chave do grupo, está ali para servir como um apoio para sustentar todos os outros membros. Sua personalidade intensa e aventureira é o que faz disso um sucesso. A Gamora já é uma personagem inconsistente. Uma mulher de personalidade forte, é claro, mas que teve um desenvolvimento de ideias e mudanças de objetivo em menos de 5 minutos de filme. Drax já é aquele que sofreu o maior desenvolvimento de personagem ali. Começou como alguém movido por vingança e sentimentos fortes, mas foi descobrindo o que era ter gente ao seu lado e se manteve assim. E no início, eu não dava muito pela atuação do Bautista, mas como eu me surpreendi com isso. Ele atuou muito bem! Já o Groot, mesmo sendo um ser de poucas palavras (nossa, que piada ruim), se demonstrou um valioso membro para a equipe. Um membro que sabe se expressar muito bem.  Menção honrosa para Karen Gillan, que fez Nebula, a filha de Thanos. Acompanho o trabalho dela desde quando atuava em Doctor Who, e gostei bastante do que ela fez aqui. Outro que apesar de ter atuado por uma parte curta do filme, teve uma das melhores cenas do filme todo. Foram só 1~2 minutos, mas o  Josh Brolin fez um Thanos perfeito. Podem ser camadas de CG, mas aquele Thanos ali vai ser uma peça chave para a Marvel agora.

Uma das melhores coisas do filme, com certeza é a trilha sonora. Aliás, no momento em que estou escrevendo este texto, estou ouvindo ela em loop infinito. Esse elemento com toda certeza, aliviou várias cenas do filme, e é algo bem gostosinho de se ouvir. Ela é toda composta por músicas da década de 80 para baixo, para reforçar ainda mais a ideia da época em que o nosso protagonista larga a terra. Fora que a trilha sonora é um ponto chave na história inteira, e serve como ponto de ligação em alguns momentos.

Eu recomendo Guardiões da Galáxia, esse lindo Space Opera contemporâneo, para todos. É um filme para a família assistir. É um grito da Marvel, para dizer quem é que domina o cinema agora.

rocket-raccoon


QbJ6Szl

“Renasço no blockbuster em corpo e alma, inteiro. Através dele, dou um beijo no rosto titã louco. A galáxia me fez assim, sou Senhor das Estrelas.”

Anúncios

2 comentários sobre “As fronteiras do espaço em Guardiões da Galáxia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s