Terapia – Uma terapia em forma de HQ

 

20140427_195711

O quão gratificante uma leitura pode ser? Quantos valores isso pode adicionar em sua vida?

Terapia é uma webcomic, famosas histórias em quadrinhos publicas na internet, sobre visitas periódicas de um garoto ao seu psicólogo, enquanto enfrenta seus dilemas pessoais e aflições. Pronto, isso é o que você tem que saber da história. Segue um curioso estilo de publicação na qual se baseia em uma página por quarta, o que às vezes acaba com os leitores. É feita pela reunião de Mario Cau, Rob Gordon e Marina Kurcis. Na data em que escrevi isso, foram publicados sete capítulos e oitavo se encontra em produção aos poucos. Também conta com um volume físico que foi financiado por Financiamento Coletivo, o famoso crowdfunding. Caso se interesse em ler um pouco antes de continuar a ler esse texto, é só clicar aqui.

Terapia é uma jogada de mestre, digo, o nome em si já é isso. A história acaba sendo um terapia para os autores e principalmente para os leitores. Muitos já passaram pelos dilemas e problemas pelo qual o protagonista já passou. Aceitação dos pais, questionamento sobre a própria vida e independência, traumas do passado que o assolam e talvez até crise de identidade. E como muitos de nós, ele usa algum hobby como forma de escapismo e cria um mundo próprio, um lugar onde pode se sentir bem consigo mesmo.

2011-06-22-terapia06

No caso de nosso protagonista, o escapismo é o Blues. A sua paixão. Podemos encontrar várias referências e canções ao decorrer da leitura, o que a deixa ainda mais gostosa se você for fã do estilo ou de música no geral. Serve como um alívio no meio de tanto drama e melancolia.

A história conta com apenas dois personagens principais. No caso, seriam o terapeuta e o paciente, que não têm nome algum. O terapeuta é o guia do nosso personagem principal. O escuta e coloca os demônios dele para fora. Dá diversos conselhos para o herói que os segue sem refutar nada, mesmo fora de suas terapias. Por vez, o paciente, que não tem nome, poderia ser uma representação de cada um de nós, nossas inseguranças, nossos medos, nossas decepções e todas as superações pelas quais já passamos. Pelo menos foi assim que me senti durante minhas várias leituras do encadernado.

2012-06-13-terapia51

A arte por sua vez, a cargo de Mario Cau, é maravilhosa. Um show de cores e desenhos muito bem feitos. Mario consegue transitar entre vários tipos de cores e arte durante a história, o que cria um ótimo visual para a série. Tem momentos em que temos algo mais calmo e sossegado e às vezes já vai para algo agressivo. Isso é usado para demonstrar os sentimentos do paciente no desenrolar da história. Esse deve ser um dos motivos de a história funcionar tão bem. Essa sincronia entre os autores. Os roteiros do Rob e da Marina, que por sua vez está cursando psicologia, e os desenhos do Mario.

Tive a sorte de comprar meu exemplar de Terapia na FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) no ano passado. E lá eu vi o Mario e ele autografou meu encadernado de uma maneira que achei muito maneira. E pelo que percebi, eles são um grupo que sempre gostam de trocar uma ideia com os fãs.

Autográfo Terapia

Por fim, eu digo que recomendo Terapia. Vai ser uma viagem que vai te fazer relembrar por muitas coisas que você passou e superou, ou pode até ser uma maneira de te ajudar a superar isso. E pode ser uma forma de matar a curiosidade de saber como seriam sessões de terapia. Aconselho buscar esse trabalho e outros dos autores.


QbJ6Szl

Em um belo dia de verão, Marcos se viu lendo Terapia e se identificando com o personagem. E como se só isso não bastasse, ele começou a se apaixonar por Blues e resolveu sair de casa para se tornar um astro do Blues, mas como ele ainda é menor de idade, ele teve que adiar esse sonho.

Anúncios

Um comentário sobre “Terapia – Uma terapia em forma de HQ

  1. Parece MUITO interessante, incrível nunca ter ouvido falar disso antes. Estava até lendo pelo site, mas decidi parar, vou é comprar uma edição física quando voltar para o Brasil e assim vou dar uma lida de verdade =]

    Ótima sugestão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s