Pro-wrestling – Um entretenimento mundial

Header2

Até o começo de 2008, muitos brasileiros não conheciam o pro-wrestling. Isto foi um dos fatores que alavancou a popularidade de um certo programa que estreou no SBT naquele ano. O nome do programa era WWE, onde eram exibidos vários combates em um formato de luta bastante diferente que, além de ser algo até então bem diferente, deixou muita gente com um questionamento em mente: Essas lutas são mesmo de verdade? Este post responderá as perguntas daqueles ainda possuem dúvidas e apresentará para muitas outras pessoas, a arte do pro-wrestling.

Entendendo o pro-wrestling

01

Luta livre foi um termo bastante usado para descrever as lutas exibidas no SBT, mesmo que isso não seja totalmente algo certo de descrevê-lo. O termo mais correto é o pro-wrestling (professional wrestling), ou traduzido, luta profissional. O pro-wrestling é uma mistura de vários esportes, sendo eles a luta greco-romana, a própria luta livre e o catch wrestling, possuindo também, de uma forma mais resumida, o teatro.

Como todo teatro ou obra de ficção, há o “mocinho” e o “vilão”, e é basicamente neste sistema que as lutas de pro-wrestling funcionam. A platéia torce pelo “mocinho” e vaia o “vilão” (há situações em que isso inverte), fazendo com que toda a luta seja uma disputa entre essas duas partes para prender a platéia até o veredicto final, onde muitas vezes nem sempre o héroi acaba levando a melhor.

Na regra básica, as lutas encerram após um pinfall, quando um lutador imobiliza o seu oponente fazendo com que os ombros dele toquem no chão por 3 segundos. Obviamente isso não acontece de imediato. Os lutadores vão trocar golpes, o “mocinho” vai dominar o “vilão” ou ser dominado por ele, os lutadores exibirão os seus golpes de assinaturas e etc. Ou seja, tudo pode acontecer durante a luta até levar um dos lutadores a conseguir um pinfall. Isto é a parte imprevisível do pro-wrestling. Não importa se já foi decidido quem irá ganhar, você nunca saberá o que ocorrerá durante a luta e muitas vezes VOCÊ não terá a mínima idéia de quem sairá vencedor!

Agora uma pergunta que todo mundo faz: O pro-wrestling é armado? Sim. Isto é algo que não pode ser negado, mas também não deve ser levado em conta de que é totalmente armado. Antes de uma performance, os dois lutadores participantes já sabem quem irá ganhar. Além disso, muitas vezes os participantes ensaiam algum spot, que será algum momento importante da luta, um clímax ou até mesmo uma inédita sequência de movimentos. Retirando isso, todo o decorrer restante da luta funcionará na base do improviso, que é o fator importante para mostrar o quão habilidoso o lutador é. Os golpes são utilizados de uma forma que chame atenção do público, sendo ela uma demonstração de força ou de habilidades atléticas, o importante é criar uma tensão dentro do ringue até o seu clímax. Quanto mais experiência ele possuir, mais destaque ele terá durante a luta e maior será a sua capacidade de trabalhar em conjunto com o seu oponente.

Um pro-wrestler mesmo sendo veterano também corre o risco de sofrer lesões. Mesmo que todos os golpes sejam executados de uma forma que não acerte as partes vitais de um lutador ou que busque causar o mínimo de dor, há movimentos bastante perigosos em que não há duvida da veracidade do impacto. Estamos falando de uma forma de entretenimento baseada em combates, mas isto não exclui o perigo que cada um dos lutadores corre o risco de sofrer. Um exemplo é o lutador Edge que, devido a várias lesões que prejudicaram ainda mais o seu pescoço e sua medula espinhal, teve que se aposentar aos 38 anos de idade.

Promoções, storylines e PPVs

03

Algo que ficou bastante generalizado quando uma pessoa assiste pro-wrestling é de que ela está vendo “WWE”. Dependendo da ocasião, isto pode ser um grande equivoco. A WWE (World Wrestling Entertainment) é apenas uma das promoções mundiais de pro-wrestling, mas é a que mais se destaca por ser a maior deste mercado. A segunda em escala mundial de rendimento financeiro é a NJPW (New Japan Pro Wrestling), a maior promoção no Japão, mas que é desconhecida no resto do mundo. A TNA (Total Nonstop Action) pode ser a terceira promoção nesta categoria, mas em popularidade, ela fica apenas atrás da WWE.

Isto mostra que o pro-wrestling é um tipo de entretenimento mundial com cada lugar tendo a sua promoção específica. As lutas são feitas para agradar o público da forma que apenas o pro-wrestling pode fazer, mas somente elas nem sempre vão ser as responsáveis pelo entretenimento do público. É aí que entramos nas storylines.

Todo filme, seriado, comics e mangás seguem uma trama. Esta trama, muitas vezes, são apenas arcos de uma história maior. É isso o que as storylines no pro-wrestling são: arcos.

04

As storylines podem ser dos mais variados tipos. Elas envolvem principalmente um lutador campeão defendendo o título principal. Mas também há as secundárias, que podem ser uma stable (grupo de 3 ou mais lutadores) dominante, dois lutadores que faziam parte de uma tag-team e agora estão tendo desavenças ou até mesmo a vingança de um lutador que fez o outro perder o cinturão. Estes são apenas alguns exemplos, elas variam muito, como se fossem várias histórias acontecendo ao mesmo tempo e em constante renovação.

Mas como eles resolvem esta rivalidade? Quando que ela acaba?

Vamos usar a WWE como exemplo. A empresa possui dois principais programas semanais, RAW e Smackdown, sendo que o primeiro é o mais principal da promoção. É no RAW que vemos as storylines sendo apresentadas, rivalidades crescendo cada vez mais e também as lutas que completam o show. Já o Smackdown pode apresentar alguma continuação de storyline, mas possui mais lutas do que o programa principal. É depois de muita construção da “trama” que temos o palco principal de cada storyline: os PPVs.

05

PPV, pay-per-view ou special event (como passará a ser chamado em breve) são eventos que acontecem uma vez por mês na WWE (isso varia nas outras promoções, como na TNA, que atualmente possui um PPV a cada 4 meses) e são tudo aquilo que os fãs da WWE mais esperam: a “batalha final” que resolverá todas aquelas rivalidades que foram construídas durante as semanas anteriores. Porém vale lembrar que nem sempre tudo é concluído no PPV, muitas vezes é apenas o começo de uma longa rivalidade.

Alguns PPVs geralmente chegam a ser temáticos, o que ajuda a não cair na mesmice. Temos o Extreme Rules, que com o nome já diz, as regras são extremas. TLC, onde algumas lutas são liberadas o uso de cadeiras, mesas e escadas como armas. Royal Rumble, onde o vencedor da luta principal (que leva o nome do PPV) ganha o direito de lutar pelo cinturão principal no main event da Wrestlemania, o maior PPV da empresa e certamente um dos maiores espetáculos de entretenimento mundial.

Os primeiros passos para o mundo do pro-wrestling

06

O que confunde muita gente, certamente foi esclarecido neste texto: o pro-wrestling deve ser visto como uma forma de entretenimento. Há as promoções que visam mais acrobacia, outras focam em lutas brutais e outras são pro-wrestling puro. Elas podem ser diferentes neste aspecto, mas são totalmente voltadas para o entretenimento do público. Não é certo comparar WWE com UFC, pois um é um show e outro é um evento de competição. Saber que é tudo armado não vai diminuir a sua diversão ao assistir alguma luta. Você sabe que as lutas em um filme de ação não são verdadeiras, mas isso não diminui a qualidade. As promoções de pro-wrestling existem há mais de 50 anos, mas nunca é tarde para começar a acompanhar uma WWE ou TNA semanalmente.

Se você chegou até aqui, espero que comece a passar a ver o pro-wrestling de uma forma ideal. Tire um tempo do seu dia pra ver algumas das melhores lutas que recomendarei. Atice essa curiosidade assistindo o duelo entre Shawn Michaels e Kurt Angle, dois dos melhores lutadores técnicos da WWE, na Wrestlemania 21. Não esquecendo de mencionar o embate no Summerslam 2013 entre Brock Lesnar (que já foi campeão no UFC) e CM Punk, um dos lutadores mais famosos da atualidade, que acabou sendo considerado por muitos, a luta do ano. Não sou o maior fã da TNA, mas dizem que a luta entre Kurt Angle e Samoa Joe no Turning Point 2006 vale muito a pena ser mencionado neste texto e assistido por todos os interessados neste assunto.

07

Há inúmeras outras lutas que merecem serem mencionadas, mas se eu comentasse sobre todas elas, o post ficaria 4 ou 5 vezes maior do que já está. Deixo isso como um empurrãozinho para quem quiser procurar mais sobre o assunto.

Espero que o texto ajude a introduzir o básico sobre o mundo do pro-wrestling e sports entertainment para todos que leram. Quem sabe assim novas pessoas comecem a assistir frequentemente e passem a fazer parte desse universo, não é?

08


QbJ6Szl

LucasSeinen começou a assistir WWE pela TV em 2008, mas devido ao cancelamento do programa no Brasil e a sua conexão lenta de internet, ele pode acompanhar apenas pelos resultados postados em blogs, mas logo perdeu a vontade. Em 2013, num dia ensolarado, ele resolveu voltar a assistir. Como já possuía uma internet bem melhor, passou uma semana inteira recapitulando tudo o que perdeu durante todo esse tempo, quase chegando a ficar louco. Um pouco.

Anúncios

2 comentários sobre “Pro-wrestling – Um entretenimento mundial

  1. Pessoalmente o Pro-wrestling e WWE não me interessa muito, mas foi bem informativo o texto. Esportes normais tem narrativas suficientes para me satisfazer, e se quero algo diferente, vou ver algo fictício de verdade.

    A gente já teve uma cena bem grande e famosa aqui no brasil de luta-livre profissional, acabei conhecendo através do meu pai que via quando pequeno hehe tivemos o chamado “telecatch” e o lutador mais conhecido era o Ted Boy Marino (faleceu ano passado, eu acho). Isso tudo foi lá pela década de 60~70, dá para dizer que a luta livre profissional já foi grande no Brasil sim, mas acabou desaparecendo o interesse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s